Recrutar durante a Pandemia uma nova realidade digital já presente no nosso dia a dia. | Conduzir

Recrutar durante a Pandemia uma nova realidade digital já presente no nosso dia a dia.

Postando em 22/04/20
Recrutar durante a Pandemia uma nova realidade digital já presente no nosso dia a dia. - Conduzir

Você que é recrutador, me diga como está sua cabeça agora em meio a esse cenário? Incertezas quanto a empregos, cancelamentos de novas admissões, congelamentos de contratos e projetos. Temos que nos reinventar, o que já era uma realidade hoje fica mais consistente, precisamos dominar cada vez mais ferramentas que aceleram e otimizam os processos de seleção de forma digital.

Posso afirmar que uma seleção bem feita e assertiva diminui a rotatividade dentro das empresas, entender os objetivos organizacionais em conjunto com a missão do cargo e o perfil da vaga e realizar uma mapeamento de todas as competências técnicas e comportamentais, resultará no alinhamento de expectativas o que é imprescindível para um processo correto de recrutamento e seleção.

Hoje costumo dizer que além das competências técnicas as comportamentais são imprescindíveis para um profissional de sucesso. A tecnologia vem nos ajudando com alguns testes que realiza o mapeamento da personalidade, teste de integridade, gamificação e o melhor todos são disponibilizados de forma digital. Ou seja, hoje podemos utilizar várias ferramentas para trabalhar on-line, já utilizamos as redes sociais para divulgação de vagas, se comunicar com os candidatos, utilizamos plataformas para triagem de currículos. Alinhando bem as etapas, podemos ainda mesclar o processo, sendo uma etapa remota e ou presencial, sendo esta última apenas para entrevista final, mas também todo o processo poderá ser totalmente remoto.

Para os candidatos se preparar para um processo seletivo inovador e moderno poderá ser um desafio e essa já é uma realidade para grandes empresas. Vale aqui destacar outro cenário que nos recrutadores teremos que enfrentar, na adaptação destes candidatos na atual realidade. Atualmente utilizamos esse processo para vagas estratégicas o que facilita pelo nível de conhecimento e maturidade profissional. Porém assim como as faculdades e universidades vem investindo cada vez mais em plataformas de ensino a distância, temos que entender que essa realidade está cada dia mais perto para seleção em todos os níveis operacionais.

Estamos vivendo um movimento no mercado mundial que irá revolucionar nosso modelo de trabalho, uma transformação que não terá mais volta. O segredo é alinhar bem cada etapa de acordo com o nível da vaga. E não é para depois, é agora!

As empresas vão se adaptar e não parar. Agora mais do que nunca precisamos de profissionais da área de Recursos Humanos capacitados neste novo processo. Se organizem e mãos a obras!!

Forte Abraço,

Lais Silva - Conduzir

Autor Lais Silva - Consultora Organizacional

Ícone WhatsApp

Dúvidas? Fale via WhatsApp

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir