OBA! PERDI MEU EMPREGO!  AGORA VOU  EMPREENDER
13 de Mar de 2017

OBA! PERDI MEU EMPREGO! AGORA VOU EMPREENDER

Com mais 12 milhões de pessoas desempregadas no Brasil, muitos profissionais pensam ter chegado ao fundo do poço ou que a vida acabou.
Na verdade, é a hora de colocar em prática o que mais fizemos na vida: empreender. É um momento onde as oportunidades se abrem para quem  deixou de trabalhar  em funções sem potencial de crescimento profissional ou  salarial.


Chamado inicialmente de  informalidade, hoje  são conhecidos como empreendedores. Desde pequenas,  medias e grandes  ideias  e projetos se constrói uma legião de pessoas que  romperam desafios e se tornaram um dos braços mais fortes da economia brasileira.  Tão forte que resiste a qualquer crise e ainda cresce quando a economia do País balança.  Prova disto é que o único setor da economia em que  houve crescimento em todo o período da crise   foi justamente na prestação  serviços.


É um universo tão grande e tão volumoso em termos de faturamento que ate o próprio governo  entendeu e criou  formas para que estes empreendedores passassem a contribuir seja no super simples, pequenas empresas e mais uma dezena de incentivos que o governo oferece para que formalizem-se  e  se juntem aos outros contribuintes.


Mas não é tão fácil ser empreendedor de sucesso  em um  mercado tão competitivo. Não basta ter apenas uma boa ideia ou tentar seguir tendências.
O primeiro passo é  convencer a si mesmo de que não existira mais fins de semanas para descanso, férias remuneradas, decimo terceiro entre outras situações que um emprego formal lhe oferece. Porém há o outro lado positivo que é  fato  de poder fazer seus horários,   faturamento maior que o salario que recebia e principalmente não ter mais o medo de perder o emprego pois você é quem irá controlar tudo.


Ouvi de um empreendedor de grande sucesso nos negócios que empresas só quebram em duas situações: Quando a empresa é pequena e pensa grande ou o contrario, quando a empresa é grande e pensa pequeno. Assim saiba exatamente o que você quer e quanto pode investir neste projeto, compreendendo que o começo costuma ser  difícil para muito,  mas com o passar do tempo  a tendência é o crescimento.
É importante saber que para ser um empreendedor de sucesso não importa o  investimento que fará no seu negocio. Um exemplo de que não precisa de muito para ganhar dinheiro são os vendedores de agua esparramados por todas as cidades, comprando a unidade por menos de um real e vendendo entre dois e quatro reais.
Ate neste mercado que parece fácil tem gente se superando. Passando pela cidade vi uma pessoa com terno de garçom e bandeja na mão. A bandeja levava água mineral vendida por cinco reais. Ou seja até nos mais simples projetos existe quem se destaca pela capacidade de as vezes servir o mesmo produto mas de forma diferente. E assim também é em todos os ramos que você se aventurar. Isto porque seja o que fizer fidelizar é um dos segredos. Ou seja, ter clientes ou pessoas que optem por você ou seus produtos pelo atendimento,  eficiência, educação e principalmente a capacidade de entender na pratica que um cliente bem atendido sempre voltará ou irá indicar você ou sua empresa.


Finalmente tente entender que você perdeu seu emprego por ser mais caro que um empreendedor que faz o mesmo serviço por um preço menor e sem encargos,  e que você  não é  inútil ou ultrapassado, é mais um empreendedor.

André Marques

Sobre o autor André Marques

Jornalista e Diretor TV Capital

Dúvidas? Fale conosco