A Lavagem de Dinheiro e suas etapas
18 de Jan de 2017

A Lavagem de Dinheiro e suas etapas

Nosso post de hoje é sobre um tema que os brasileiros têm ouvido falar bastante nos meios de comunicação nos últimos anos, que é o processo de lavagem de dinheiro.
Como é de conhecimento da sociedade brasileira, a operação lava jato vem se tornando um divisor de águas desde a edição da lei 9.613/98 e de suas respectivas alterações vindas através da lei 12.683/12, legislações estas voltadas ao combate a lavagem de dinheiro.
A indignação principal de toda sociedade brasileira se dá pelo fato da possibilidade de haver práticas de corrupção dentro de empresas que pertencem ao povo brasileiro. A Petrobrás, por exemplo, que é uma das maiores empresas do mundo e genuinamente tupiniquim, vem buscando se recuperar das dificuldades oriundas de decisões calamitosas. A empresa é um dos principais alvos de investigação da força-tarefa da operação lava-jato.
Durante este tempo em que a operação lava-jato vem atuando, muito tem se falado em lavagem de dinheiro, porém poucos brasileiros sabem exatamente o que significa este processo. A intenção deste post é contribuir de forma simples, sobre o conceito deste processo e suas possíveis etapas.
Pode-se entender como processo de lavagem de dinheiro o momento em que as pessoas que praticam atos ilícitos transformam recursos financeiros obtidos em atividades ilegais em transações aparentemente legal, lícita.  
A prática da lavagem de dinheiro basicamente possui 3 etapas:
1ª COLOCAÇÃO DO DINHEIRO NA ECONOMIA - É o momento em que o dinheiro é colocado a disposição do sistema econômico;
2ª A OCULTAÇÃO  - Momento onde as pessoas que praticam atos ilícitos, realizam diversas operações, assim dificultando o rastreamento do dinheiro;
3ª INTEGRAÇÃO DO DINHEIRO NA ECONOMIA - É o momento do regresso do dinheiro à economia, com transações aparentemente lícitas.  
As etapas acima podem ocorrer simultaneamente ou em momentos diferentes. São nelas em que os atos ilícitos ficam mais evidentes, e consequentemente as pessoas que as praticam ficam mais expostas perante aos órgãos de combate a lavagem de dinheiro. 

Edson Martins

Sobre o autor Edson Martins

Contador e consultor empresarial, especialista em Contabilidade e Gestão Tributária, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV-GO e cursa MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV-GO. Perito Contábil credenciado pelo TRT-GO e com certificação no CNPC (Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis) atendendo a nova exigência do novo Código de Processo Civil. Mediador e Conciliador em gerenciamento de conflitos certificado pela ACIEG – TJ/GO (tribunal de Justiça). Atua a mais de 19 anos nas áreas contábil, finanças, tributário e controladoria, exercendo posições de destaque em empresas brasileiras e multinacional nos segmentos de indústria de alimentos, administração de consórcio, consultoria contábil e de gestão de pessoas, construção civil e concessionária de veículos. Professor convidado em MBA’s de Gestão Empresarial e Controladoria e Finanças.

Dúvidas? Fale conosco