Como conduzir o desligamento de seu colaborador?
05 de Jan de 2017

Como conduzir o desligamento de seu colaborador?

Vários indicadores e pesquisas demonstram que funcionarios que entram na justiça, se viram de alguma forma injustiçado durante o contrato de trabalho e principalmente pela forma de desligamento. Hoje é imprescindível que os gestores devem ter habilidades de gerenciar e liderar pessoas, respeitando as relações humanas do trabalho, sabendo conduzir e direcionar metas e resultados.
A falta de maturidade em gerenciar pessoas e principalmente na comunicação demonstra que várias ações poderiam ser evitada com uma boa negociação e mediação de conflitos. Como gestora de Recursos Humanos o que mais noto nestes conflitos são promessas e acordos que não são cumpridos durante o contrato de trabalho gerando falta de confiança entre empregado e empregador, além da falta de comunicação. A falta de feedback também pode ser considerado um dos fatores mais impactantes para que aconteça o desligamento. Neste momento o gestor pode repassar ao empregado os pontos de melhoria, apoiar em treinamentos e delegar metas.
Quando não existe esta comunicação clara em ambas as partes, o desligamento pode ser bem desgastante, gerando muita conversa pelos bastidores, um ambiente pesado e negativo. Esta comunicação deve ser clara, nada de indiretas ou frases jogadas ao ar. Saber delegar e lidera é sim o segredo de uma equipe produtiva e motivada.
Muitas vezes o departamento de Recursos Humanos tem a oportunidade de diminuir este conflitos ouvindo as partes e alertando os gestores quanto a pontos importantes na gestão de pessoas e lesgilação trabalhista. Neste cenário realizar o desligamento de uma forma simples é a melhor opção, sendo conduzido com muito respeito, segue algumas situações que você deve seguir:


Lembre-se ao realizar o desligamento do colaborador nunca esteja sozinho, faça com testemunhas.

Conduza o desligamento sempre com supervisor ou gestor da área.

Agradeça ao colaborador pelo serviço prestado e sempre esteja á disposição para esclarecer possiveis dúvidas.

Não retenha carteira de trabalho do colaborador, solicite a mesma apenas no dia da homologação da rescisão.

Repasse todas as informações para o colaborador como: Data final do aviso, dia da homologação e demais informações necessarias.

Solite a devolução dos equipamentos de trabalho, uniforme dentre outros mediante recibo.

Aplique a entrevista de desligamento, hoje existe programas online para este tipo de pesquisa. Desenvolva indicadores por área através das tabulações das respostas das entrevista, e o mais importante, repasse as informações positivas e negativas aos gestores da área.

No momento do desligamento não é hora de "lavar roupas" seja objetivo. Avise que o contrato de trabalho foi rescindido, explique a forma do aviso prévio e demais informações pertinentes ao desligamento.

 

Aproveite e veja nosso curso de Análista de Rescisão de contrato de trabalho, nele você ira aprender a cálcular todos os tipos de rescisão de contrato, irá simular uma homologação sindical, aprender sobre as novas regras de seguro-desemprego e homolognet.  

 

Lais Silva

Sobre o autor Lais Silva

Especialista em Recursos Humanos e Coach

Dúvidas? Fale conosco