A contribuição da gestão de projetos para o planejamento financeiro
02 de Jan de 2017

A contribuição da gestão de projetos para o planejamento financeiro

As empresas atuam em um mundo de negócios totalmente globalizados, supondo-se que determinada empresa resolva fazer um investimento em uma ação de propaganda e marketing a ser divulgado em um grande meio de comunicação televisiva, no horário nobre, focando um determinado público-alvo, com determinadas condições de pagamento, em uma determinada época de festividades no ano, ou seja, ingredientes mais que suficientes para divulgar e vender um produto/serviço, contudo há necessidade de um aporte financeiro de milhões de reais, certamente não será feito de forma amadora, profissionais capacitados serão contratados e possivelmente haverá a elaboração e execução de um projeto, pois tem-se um cenário de início, meio e fim, afinal o produto/serviço não ficará o ano inteiro sendo divulgado em horário nobre.

Analisando esta mesma empresa, será que em algum momento houve por parte da presidência e sua diretoria administrativa o esforço de desenvolver e executar um projeto como ferramenta para utilizar em outras áreas da empresa e em especial o seu departamento financeiro, como a qual foi utilizada na ação de propaganda e marketing ? Uma empresa não pode somente se preocupar em vender, ou seja, apresentar em suas demonstrações contábeis um ótimo resultado em seu faturamento, refletindo positivamente em seu EBTIDA, necessita ir além e isso significa transformar as vendas realizadas em dinheiro no caixa. Muitas empresas falham em não possuir uma política definida para o departamento de crédito e cobrança, e com certeza alguns clientes percebendo essa deficiência pagam quando quer, o valor que quer, da forma que quer, não pagam juros por atraso e ainda querem descontos financeiros, ou seja, uma gama de situações que trazem prejuízos e perdas para a empesa, que certamente refletirá em seu capital de giro, fazendo com que recorram nas instituições financeiras para se capitalizar e assim ficarem sujeita a cobrança de juros estratosféricos.

Mais como a gestão de projetos pode contribuir diretamente para a governança das empresas e para o planejamento financeiro? No caso de empresas que tem dificuldade em seu departamento de crédito e cobrança, conforme exemplificado anteriormente, poderia se pensar em um projeto com o objetivo de reestruturar este departamento, implementando políticas de crédito e cobrança, estruturar as etapas desde as negociações para a venda do produto e/ou serviço, assinatura do contrato até o pós-venda. Investir no treinamento em comportamento e abordagem por parte do colaborador junto ao cliente, entre outras ações, são com certeza de extrema importância, contudo garantir a volta do cliente e boa propaganda pelo atendimento prestado tanto na realização da venda e/ou decorrer do contrato, é comprovadamente itens que a empresa necessita aperfeiçoar constantemente. O importante é depois que implementado, seja eficiente e eficaz e eventuais mudanças devam ocorrer com a anuência do gestor da área e da diretoria. A empresa não pode mais ficar refém de ´-;colaboradores e “planilheiros” com suas planilhas de excel lunáticas e mirabolantes, evitando-se assim engessar os processos da empresa.

 

Edson Martins

Sobre o autor Edson Martins

Contador e consultor empresarial, especialista em Contabilidade e Gestão Tributária, possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV-GO e cursa MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV-GO. Perito Contábil credenciado pelo TRT-GO e com certificação no CNPC (Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis) atendendo a nova exigência do novo Código de Processo Civil. Mediador e Conciliador em gerenciamento de conflitos certificado pela ACIEG – TJ/GO (tribunal de Justiça). Atua a mais de 19 anos nas áreas contábil, finanças, tributário e controladoria, exercendo posições de destaque em empresas brasileiras e multinacional nos segmentos de indústria de alimentos, administração de consórcio, consultoria contábil e de gestão de pessoas, construção civil e concessionária de veículos. Professor convidado em MBA’s de Gestão Empresarial e Controladoria e Finanças.

Dúvidas? Fale conosco