Dicas para uma boa convivência no ambiente de trabalho
03 de Abr de 2018

Dicas para uma boa convivência no ambiente de trabalho

convivência no trabalho blog

 

Conviver bem no ambiente de trabalho é imprescindível para um bom clima na empresa, desenvolvimento das atividades e geração de lucros organizacionais. Sabemos que muitas vezes essa não é uma tarefa fácil, mas é essencial para um ambiente corporativo saudável.
Por isso, trouxemos para você dicas para uma boa convivência no ambiente de trabalho, evitando desgastes de todos os lados, taxas de turnovers e de absenteísmo e uma satisfação com a sua carreira e seu emprego.

1. Respeite seu chefe, colegas, subordinados e clientes. Quem respeita, é respeitado;
2. Seja claro e objetivo na sua comunicação. Fale somente o necessário, com convicção e segurança. E saiba ouvir. Nunca interrompa quem está falando;
3. Cuide para não ferir as pessoas com reações agressivas e impulsivas. Saiba controlar suas emoções;
4. Procure a causa de suas antipatias, decepções e fustrações a fim de vencê-las. Conheça a si mesmo;
5. Jamais diga diretamente a alguém: “Não concordo! Você está errado". Argumente com outros termos, pois a maneira como você diz é mais importante do que aquilo que você diz;
6. Mantenha sua mente aberta. Aceite opiniões contrárias às suas, e procure compreendê-las;
7. Procure sempre enaltecer as qualidades positivas das pessoas através do elogio;
8. Seja sempre simpático e sorridente. O sorriso contagia o ambiente;
9. Mostre interesse pelos outros, por seus problemas, sua família, sua profissão. As pessoas apreciam receber atenção;
10. Faça somente promessas que você possa cumprir. E cumpra-as, custe o que custar;
11. Evite o humor agressivo, que sempre acaba machucando as pessoas;
12. Não se vanglorie. Deixe que as pessoas notem suas qualidades sozinhas e elogie-as. Quem muito se vangloria acaba por atrair a antipatia das pessoas.
13. Não preste atenção a fofocas e nem perca seu tempo com elas. Elas são muito prejudiciais a qualquer ambiente;
14. Respeite o espaço do outro. Assim como você gosta que respeitem o seu espaço, saiba respeitar o espaço do seu colega. Assim, ninguém invade o espaço de ninguém e o ambiente fica em harmonia.


Coloque esta dicas em pratica e você perceberá que em pouco tempo a convivência no seu ambiente de trabalho irá melhorar bastante.
E para mais dicas fique sempre de olho aqui em nosso blog. E se a sua empresa está com um ambiente de convivência complicado e prejudicial, entre em contato com a gente, temos os melhores serviços e soluções para a sua organização.

Dúvidas? Fale conosco