O que é turnover e como ele prejudica uma empresa
20 de Mar de 2018

O que é turnover e como ele prejudica uma empresa

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Turnover é uma palavra de origem inglesa que tem como significado “renovação”. Ela é bastante utilizada no campo de Recursos Humanos (RH) para avaliar a taxa média entre admissões e demissões (taxa de rotatividade de colaboradores) em uma determinada empresa.

A taxa de turnover pode ser definida como um dos principais indicadores de saúde organizacional. Se o índice de saída de funcionários for muito alto, isto se torna um grande problema para a organização, pois além de ser algo desgastante, o custo de demissão e contratação acaba saindo muito caro, além da perda de capital intelectual e mão de obra especializada.

O problema ainda se intensifica quando ocorrem quedas na produção e rendimento de trabalho. Por isso, é necessário parar e analisar o que tem levado a empresa a um alto índice de turnover.

Para reduzi-lo, é necessário primeiramente pesquisar as causas, diagnosticar cada uma e então buscar uma solução. As causas do turnover podem ser divididas em externas e internas. As causas internas podem ser subdivididas em outras três: controláveis, semi-incontroláveis e incontroláveis.

As causas controláveis são aquelas que, como o próprio nome já diz, a empresa tem total controle e refletem diretamente na entrada e saída de funcionários. Entre elas estão: remuneração; condições de trabalho; treinamento desqualificado; planejamento e controle inadequados; falta de oportunidades; problemas de relacionamento interno; gestores incompetentes e baixa valorização do colaborador.

As causas semi-incontroláveis estão relacionadas com a postura e perfil dos empregados. Como baixo rendimento do colaborador; temperamento difícil, maus hábitos e insatisfação pessoais e profissionais.

As causas incontroláveis, por sua vez, são representadas quando há mortes ou doenças dentro do quadro geral de colaboradores da empresa.

Já com relação às causas externas, estas independem da ação da empresa ou da vontade dos seus gestores ou colaboradores. Aqui, temos como principais razões para o turnover: o mercado de trabalho em geral (oferta e demanda de profissionais no mercado e oportunidades de emprego em geral); cenário socioeconômico quando há oportunidades de emprego disponíveis, entre outros.

Além dessa análise, são necessárias outras medidas para diminuir a taxa de turnover da sua empresa. São elas:

  1. Quando um colaborador pede demissão ou é demitido, faça uma entrevista detalhada com ele para saber o real motivo do seu desligamento da empresa.
  2. Compare o salário que você oferece com os de outra empresa. Tenha cuidado para que não esteja oferecendo e formando mão de obra para os concorrentes.
  3. Defina o plano de carreira da sua empresa para os seus colaboradores. Deixe que eles visualizem o sucesso que podem alcançar no seu time!
  4. Faça sempre cursos de reciclagem e aperfeiçoamento com seus colaboradores.
  5. Confira e confirme os motivos dos atestados médicos.
  6. Faça com que o clima organizacional da empresa seja de harmonia, clareza e com boa prática de feedback.
  7. Um dos mais importantes. Invista na formação do profissional através de treinamentos corporativos.

 

Como podemos observar, um índice alto de turnover em uma empresa é totalmente nocivo e traz muito prejuízo para a mesma. Por isso, invista no treinamento dos seus colaboradores e, principalmente em uma equipe de RH especializada para treiná-los e para cuidar da saúde organizacional da sua empresa. Entre em contato com a gente, vamos te auxiliar nisso.