Doenças ocupacionais no trabalho - O que são e como evitá-las
16 de Mar de 2018

Doenças ocupacionais no trabalho - O que são e como evitá-las

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As doenças ocupacionais no trabalho causam o afastamento de milhares de trabalhadores de suas funções, todos os anos. Isso demonstra a necessidade das empresas de adotar um rigoroso Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) que, entre outros objetivos, visa evitar a ocorrência de tais doenças.
Descubra agora quais são as doenças ocupacionais no trabalho mais comuns e veja o que você pode fazer para preveni-las:

 

1. Dermatose ocupacional


Caracterizadas por alterações na pele e mucosa, as dermatoses ocupacionais (DO) englobam:
- Dermatites de contato
- Cânceres
- Infecções
- Ulcerações
Essas e outras disfunções, quando diagnosticadas como doenças ocupacionais, são devidas a exposição do trabalhador a determinados agentes, durante o desempenho de suas funções. Esses agentes podem ser de natureza química, física ou biológica.
Prevenção: exames médicos periódicos, orientações aos funcionários, afastamento do fator irritante ou que está causando a alergia.

 

2. LER/DORT


A lesão por esforço repetitivo (LER) é um dos principais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). Entre esses distúrbios estão:
- Mialgias
- Tendinites
- Bursites
- Dedo em gatilho
Algumas das prováveis causas das doenças ocupacionais ligadas às articulações e ossos dos membros superiores são: riscos ambientais, atividades que exijam muito esforço das mãos, adoção de posturas erradas, repetição cotidiana de padrões de movimentos, falta de orientação por um profissional habilitado a instruir o trabalhador quanto às boas práticas para desempenho de suas funções.
Prevenção: redução dos riscos ambientais e interrupção das atividades que estão provocando dor. Já no surgimento dos primeiros sintomas, que podem ser algumas pontadas ou dores suportáveis, é necessário que se faça um diagnóstico para possibilitar a rápida reversão do quadro.

 

3. Doenças Psicossociais


As doenças psicossociais ocupam um importante lugar dentre as principais causas de afastamentos do trabalho. Entre as principais razões, estão:
- Intensidade do trabalho
- Tempo no desempenho da função
- Insegurança decorrente da situação de trabalho
- Exigências emocionais da função
- Assédio moral ou sexual
- É importante ressaltar que os riscos psicossociais referem-se ao que abala a saúde mental, física e social do trabalhador.
Prevenção: avaliação e controle do risco para doenças psicossociais no local de trabalho, gestão do estresse laboral, adoção de ações capazes de promover o bem-estar mental dos colaboradores, entre outras medidas.

 

4. Doenças da visão


Os olhos são vulneráveis a muitos dos riscos presentes em situações de trabalho. Entre eles, a exposição a agentes mecânicos, físicos, químicos, biológicos e sobre-esforço. As manifestações das doenças que acometem o aparelho visual vão desde leve sensação de desconforto até transtornos graves, como no caso da catarata e cegueira.
Prevenção: implementação de programas que incluam vigilância à saúde no trabalho nos ambientes nos quais são executadas as tarefas, melhores condições para o desempenho das funções.

 

5. Estresse Ocupacional


Essa doença ocupacional é ocasionada pelo desequilíbrio entre as exigências inerentes a um cargo/trabalho e a capacidade/habilidade do trabalhador para enfrentá-las. Conheça alguns dos fatores que podem estar presentes no ambiente de trabalho:
- Gerenciamento ineficiente
- Medo de cometer erros
- Chefia despreparada
- Jornada de trabalho exaustiva
- Alta demanda por concentração mental
- Ambiente desfavorável ou muito competitivo
- Trabalho monótono
- Baixas chances de ascensão na carreira
- Desmotivação


O estresse do trabalho tem sintomas em diferentes âmbitos, e pode resultar em:
- Pressão alta
- Gastrite
- Úlceras
- Fuga do trabalho (absenteísmo)
- Baixo desempenho
- Fadiga
- Depressão
- Acidentes no trabalho


Essas e muitas outras condições físicas, comportamentais e psicológicas são derivadas de situações desgastantes no ambiente de trabalho, e/ou no desempenho das atribuições do empregado. Uma das mais graves manifestações do estresse no trabalho é a Síndrome de Esgotamento Profissional, ou Síndrome de Burnout.
Prevenção: valorização da dimensão humana do trabalhador, promoção de condições propícias à motivação esaúde dos colaboradores, entre outras ações.

Cada uma das 5 doenças ocupacionais elencadas nesse artigo podem ser prevenidas, permitindo manter a equipe de trabalho saudável e produtiva. Tenha em mente que controlar as doenças profissionais é ter mais segurança e saúde para o trabalhador e para a sua empresa.
Agora que você sabe a importância sobre doenças ocupacionais no trabalho, aproveite para solicitar a nossa consultoria e serviços para que orientemos você e seus funcionários sobre as melhores práticas para garantir a saúde no trabalho na sua empresa!

 

*Com informações do blog blog sst.