A importância do feedback em processos de recrutamento e seleção de emprego
22 de Fev de 2018

A importância do feedback em processos de recrutamento e seleção de emprego

download

Muitas empresas comentem um grande erro na última etapa do processo seletivo de empregos, que é a prática de não dar feedback aos candidatos, seja ele positivo ou negativo. Isso acontece, na maioria dos casos, por não entenderem por que o feedback em processos de recrutamento é tão importante.

A falta de feedback e retorno é uma das maiores reclamações dos candidatos após uma entrevista, que ficam na ansiedade da convocação e também na expectativa de um feedback em processos de recrutamento, mesmo quando não conseguem a vaga. Dar esse retorno a todos os profissionais envolvidos demanda tempo, mas é importante que a empresa se preocupe com eles. Afinal, eles também perderam seu tempo e tiveram bastante esforço para a seleção.
O feedback em processos de recrutamento nada mais é do que o retorno dado pelo recrutador ao profissional que participou do processo seletivo. Nele, devem ser ressaltados os pontos positivos do candidato e os pontos que precisam ser melhorados (aqueles que levaram a empresa a optar pela contratação de outra pessoa). Essa crítica construtiva abre para o candidato várias oportunidades de melhoria e direcionamentos para a sua capacitação, o que tornará seu currículo mais atrativo e seu desemprenho em entrevistas melhor. 
Assim como o recrutador está avaliando o candidato, o contrário também acontece. Durante o processo seletivo, o profissional fica atento ao ambiente de trabalho, à postura do gestor, aos recursos disponíveis e a outros aspectos que o possibilitam imaginar como seria sua rotina de trabalho no local. Quando a empresa não se compromete em dar o retorno para o candidato depois da realização do processo seletivo, ele se sente desvalorizado pela organização e atribui à instituição uma imagem negativa.
O candidato que você recusa pode trabalhar futuramente para os seus fornecedores ou para os clientes de sua empresa. Ou seja, o profissional que não recebeu um retorno sobre o processo seletivo pode prejudicar a imagem da sua instituição.
Contudo, quando ocorre o contrário e a empresa dá o retorno do processo seletivo, o profissional valoriza a postura da instituição e pode contribuir para o seu marketing gratuito. Essa divulgação proporciona mais visibilidade no mercado de trabalho e mais valor para outros profissionais.
Durante a busca por um emprego, os profissionais mandam currículos para todas as vagas que acreditam se encaixar no seu perfil. Quem já ficou um tempo procurando por emprego, sabe o quanto é desgastante a busca por uma oportunidade profissional e o quanto é ruim ficar na expectativa de ser chamado por uma empresa e não ter nenhum retorno.
Em muitos casos, acontece de o candidato ficar esperando a resposta de uma entrevista antes de optar pela empresa A ou B. Assim como a empresa busca pelas melhores opções no momento da tomada de decisão, o mesmo acontece com quem busca por um emprego e precisa tomar sua decisão.  
Quando a instituição promete dar um feedback sobre o processo e não o dá, deixa o candidato na expectativa e pode prejudicar sua inserção no mercado de trabalho. Por isso, o feedback em processos de recrutamento demonstra respeito da empresa com o tempo dedicado pelos candidatos durante a seleção. Também significa uma forma de agradecimento pelo profissional acreditar que sua organização é boa o suficiente para fazer parte de sua carreira.

Compartilhe com a gente quais suas experiências após a realização de uma entrevista? Como a sua empresa lida com esse processo? Deixe um comentário abaixo nos contando sobre!

 

*Com informações do Reachr.