Dicas para se sair bem na entrevista de emprego
14 de Fev de 2018

Dicas para se sair bem na entrevista de emprego

entrevista de emprego blog

Agora que você já aprendeu a fazer um bom currículo, vem a próxima etapa, você foi selecionado para uma entrevista! E agora, como devo me comportar para conseguir a minha tão desejada vaga?


1. Use a roupa adequada
O que é recomendado:
• Roupas com cores suaves ou neutras (branco, bege, cinza, azul marinho, preto)
• Roupas com modelagens clássicas (terno, blazer, tailleur, camisa e calça social)
• Sapatos de cor escura
• Sapatos sem salto ou com salto médio
• Maquiagem leve
O que pode causar má impressão:
• Cores fortes
• Estampas marcantes
• Decotes
• Bijuterias, joias e acessórios em excesso
• Roupas muito curtas
• Sapatos muito altos
• Maquiagem forte
2. Enquanto estiver diante do entrevistador(a), dirija-se sempre a ele pelo seu nome
Nada soa melhor aos nossos ouvidos que nosso nome. Se tem dúvidas quanto a maneira correta de pronunciar, peça educadamente para ele repetir. Melhor ainda, antes de entrar na sala de entrevistas, verifique mais uma vez com a recepcionista ou secretária para não ficar com dúvidas.
3. Contato olho no olho
O contato olho no olho é de fundamental importância enquanto estiver respondendo às questões levantadas. Isso demonstra confiança em si e determinação.
4. Não esqueça da cópia extra do currículo e caneta, afinal de contas é melhor pecar pelo excesso do que pela falta.
5. Quando, se, ele(a) disser: "Fale-me sobre você", seja simples e objetivo. Concentre a resposta em pontos importantes tais como sua experiência profissional e nível de escolaridade, assim como itens relevantes sobre suas qualificações e treinamento.
6. Fale sobre suas qualificações e realizações profissionais. Por exemplo, fale dos resultados dos seus projetos; das vendas realizadas; dos benefícios obtidos graças a sua interferência em qualquer área onde tenha atuado, e assim por diante.
7. Demonstre interesse e entusiasmo desde o primeiro momento. Isso pode ser evidenciado através da sua fala, serenidade ao expor as ideias e os seus gestos.
8. Responda às questões sempre enfatizando os pontos pertinentes à situação do cargo que deseja ocupar. Deixe claro e ressalte aquilo que você deseja e o que pode fazer pela empresa.
9. Enquanto estiver respondendo qualquer coisa, tente dar um exemplo para ilustrar melhor sua resposta; pode usar comparações para ficar mais claro. Isso passa ao recrutador(a) uma excepcional boa impressão, e ainda realça sua capacidade de improvisação.
10. Pense sempre de forma positiva enquanto responde.
11. Jamais minta ao entrevistador(a). Você pode até omitir informações, mas evite mentir. Esse é um dos erros mais graves, e também o de maior frequência entre os candidatos. Lembre-se, você está diante de um(a) especialista em descobrir coisas, e as empresas preferem os candidatos honestos. Sendo verdadeiro você terá maiores chances de conquistar a tão sonhada vaga.
12. Você pode, sem problemas, falar dos seus pontos fracos e fortes, mas, com cautela. Quando ele(a) questionar, responda sem hesitação. Evidentemente não precisa dizer quais são todas as suas fraquezas; já dos pontos fortes, use mas não abuse!
13. Nunca discuta pontos de vista com o entrevistador(a). Lembre-se de que você não está ali para participar de uma mesa redonda sobre futebol ou política a exemplo do que costuma fazer com os amigos. Ao invés disso, com tato e diplomacia, tente mostrar sua posição sobre um assunto, de modo gentil, com classe, com precisão, com exemplos claros, referências conhecidas para ilustrar a situação, sem cair na armadilha do debate desnecessário, pois ele(a) pode apenas estar testando seu temperamento e nível de controle emocional, para avaliar como você iria lidar em situações de estresse dentro da empresa. Entrevistadores podem levar em conta pequenos detalhes como argumentos que irão decidir sua contratação. Assim, seja paciente e não entre em bate bocas sob nenhuma circunstância, nem mesmo sob provocação.
Por último, entenda que ninguém é perfeito, nem você, nem o mais competente profissional da face da terra; todos ainda estão em processo de aprendizado, e o que, nesse momento, separa você do profissional que o avalia é apenas o tempo de estrada, e não uma qualidade extraordinária qualquer impossível de ser alcançado.
Finalmente, respire fundo, retenha o ar nos pulmões por cinco segundos. Repita o procedimento por cinco vezes e isso vai ajudar no controle de suas emoções e ventilação pulmonar, eliminando também a tensão sobre os ombros e pescoço. Isso vai impedir que perca o fôlego ou embargue a voz, caso, eventualmente, sinta-se inseguro durante o andamento da entrevista.
Siga essas dicas que logo você encontrará o seu emprego ideal. E conte sempre com as dicas e o apoio da Conduzir Pessoas!

 

*Com informações do Guia da Carreira e Mundo Simples.

Dúvidas? Fale conosco