Avaliação Psicológica. Saiba como funciona.
07 de Dez de 2018

Avaliação Psicológica. Saiba como funciona.

A avaliação psicológica admissional, promocional, periódica ou para concursos, se realiza através da identificação do cargo e respectivas atribuições, fornecidas pela empresa / cliente.

Finalidade: investigar, analisar e avaliar os diversos processos psicológicos que compõem o indivíduo, objetivando diagnosticar e prognosticar as condições de ajustamento e desempenho da pessoa a um cargo ou a uma atividade profissional.

 Direcionado a atividade profissional em situações como:   

–Seleção de Pessoal / Admissões

– Promoções

– Transferências de cargo

– Aprovação / Recursos para concursos públicos

– Afastamento / Retorno a função

– Aposentadorias / Demissões

– Pedido de Atestado Psicológico / Sanidade Mental

– Profissionais que apresentaram alterações no desempenho profissional

Além de empresas, o próprio candidato ou colaborador procura esse serviço por uma exigência do cargo que irá assumir, como por exemplo, avaliação psicológica para concursos públicos.

Levando sempre em conta a necessidade de cada cliente, nesse processo podemos avaliar aspectos como: personalidade, inteligência, memória, atenção, estabilidade emocional (agressividade, impulsividade, depressão, ansiedade), resiliência, raciocínio, fluência verbal, bem como visamos identificar o potencial, competências e capacidade de adequação no contexto profissional.
As avaliações admissionais compreendem técnicas específicas como entrevistas, dinâmicas de grupo e aplicações de testes rigorosamente selecionados e todos aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia, adequados ao perfil de cargo e funções exercidas. Temos profissionais capacitados em aplicar e corrigir testes psicológicos como: Quati, Palográfico, HTP, Wisk, G-38, TEDIF, NEO-PI, CPS, TEPIC, QUATI, AC entre outros.

O trabalho é finalizado com um laudo psicológico qualitativo do perfil  do colaborador ou candidato, tabela de qualificações avaliadas e se necessário contendo o parecer se o mesmo está apto ou não ao cargo. Possui tempo determinado para sua execução e pode ser realizado com agendamento prévio individualmente ou em grupo, dentro do espaço da empresa ou na nossa sede Conduzir Pessoas.

Vale ressaltar que em todas as situações acima citadas, o exame psicológico admissional, somente o psicólogo está habilitado por lei a exercer essa função e o sigilo profissional garante a integridade do indivíduo. Fazemos Parcerias com empresas para realização de avaliações psicológicas com valores acessíveis.


Lais Silva

Sobre o autor Lais Silva

Coach Especialista em Recursos Humanos